Lógica de Programação

Lógica de Programação é a combinação de recursos computacionais, como mecanismos de criação de variáveis, mecanismos de entrada e saída de dados, em algoritmos que resolvem problemas computacionais.

Tipos de problemas:
Problemas não-computacionais:
Sua solução não envolve recursos de computador.
Exemplo:
Tomar Banho;
Fazer um bolo;

Problemas computacionais não tratáveis
Tem solução computacional, mas sua solução levará anos para ser executada – por falta de hardware, por exemplo.

Problemas computacionais tratáveis
Tem solução computacional e é executada em tempo aceitável.

Programa de Computador
De acordo com o artigo 1° da Lei 9.609/98 (Lei de Software), Programa de Computador “é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.”

De modo geral, programa de computador é um algoritmo que usa Lógica de Programação escrito em uma determinada linguagem de programação.

Linguagem de Programação
Linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
A linguagem de programação são definidas pelo programador e constituem o código-fonte do programa.

Pseudo-linguagem
Pseudo – falso
É uma linguagem que tem regras sintáticas e semânticas, símbolos e conjunto de intruções próprias. Todavia não pode ser executada em um computador.
Um programa em pseudo-linguagem é escrito na língua-mãe daquele que a escreveu. No nosso caso, português.

Deixe um comentário